05/11/2013

Design - Facilitando nossa vida

Hoje é o Dia do Designer. Não sei bem se é o dia de todos os designers ou somente do designer gráfico (procurei em alguns lugares e vi que alguns mencionam como dia do designer gráfico, outros como do designer... ) e para comemorar, resolvi compartilhar uma história com você.




Lembro a primeira vez que caiu minha ficha sobre o que realmente é design. Eu estava na Av. Paulista com uma amiga. Estavamos passeando depois da aula. Então passamos na frente da Casa das Rosas e resolvemos entrar. Fiquei encantada com o lugar. A casa é linda e tem um jardim inspirador... E naquele dia estava tendo uma exposição de alguns produtos feitos por designers; então aproveitamos para ver. Entre todos os objetos com formas diferentes e arredondadas, encontrei um escorredor de arroz! Mas não era um escorredor arrojado, era o escorredor que minha mãe tinha na cozinha. Fiquei curiosa com aquilo e fui perguntar para a instrutora da exposição o que aquele escorredor estava fazendo ali. Então ela me explicou que foi um designer que fez. Pronto, aquilo ficou na minha cabeça... Ficava pensando: nossa, imagina só, existia um mundo sem o escorredor de arroz! Uma coisa tão simples... mas precisou de alguém para pensar nisso... e se ninguém tivesse pensado nisso? Acho que ainda iriam usar a peneira da minha vó.
Lembro de ter ficado super feliz por saber que alguém pensou e fez aquilo. Simples e muito funcional. Sim, isso é design.




Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich.

Criou em 1959 o escorredor de arroz. Um produto simple e muito útil que é usado no mundo inteiro. Ela na verdade é uma dentista-cirurgiã. Teve a idéia de fazer a fusão da bacia com a peneira pois estava cansada de ver vários grãos de arroz entupindo a pia da casa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Designed by Beautifully Chaotic e Editado com Amor por Mim