13/10/2013

Aplicativos da Língua Portuguesa





Não existe nada mais bonito e mais difícil do que a língua portuguesa. Sempre que vou escrever algo eu me esforço para escrever corretamente. Estou sempre consultando dicionários e revendo alguns pontos gramaticais; mas por mais que eu me esforce, sempre fico com a dúvida "será que escrevi corretamente?". A língua portuguesa é um organismo vivo, por isso está sempre evoluindo. E a gramática, um sistema cheio de normas, sempre ao lado, nos orientando quanto ao uso da língua.


No colegial tive uma professora de português que eu admiro muito. Eu não era muito boa nessa matéria, minha área sempre foi exatas. Para quem não sabe me graduei em Química. Mas enfim, durante a aula de português, essa professora nos ensinava com músicas e textos, foi com ela que conheci meu amado Chico Buarque; e no meio da aula ela nos dava um tempo para responder algumas questões. Depois ela chamava alguém para compartilhar a resposta. Quando ela me escolhia para responder, eu ficava muito aflita pois queria dar a resposta certa. Então eu falava a resposta e as vezes estava errada (então ela tentava entender meu raciocínio e mostrava porque eu errei), outras vezes estava certo (ela falava: muito bem); mas o melhor estava nas raras ocasiões, quando ela ouvia minha resposta e falava: PERFEITO. Nossa, eu morria de alegria! Minha resposta estava perfeita! Adoro aquela professora e nunca vou me esquecer dela.

Entre livros de português e dicionários, resolvi compartilhar alguns aplicativos da nossa Língua Portuguesa. Acho essencial tê-los sempre comigo, principalmente no celular! Estou sempre consultando.

1. Dicionário da Lingua Portuguesa - Editora Porto

É um aplicativo atual, completo e indispensável. Existe para iOS e Android.


2. Ortografa!



Esse aplicativo corrigi a ortografia na sua frase. Tem para iOS e para pegar a versão para Android, você tem que enviar um formulário para eles clicando aqui.


3. Guia Prático da Nova Ortografia - Michaelis




Expões de forma objetiva as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa. Versão iOS e Android.


Estes são os aplicativos que mais uso. E você? Qual aplicativo ou site você usa para consultas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Designed by Beautifully Chaotic e Editado com Amor por Mim