14/08/2014

Residência Estudantil

Nesse semestre terei mais uma disciplina de projeto arquitetônico. Mas desta vez será voltado para moradias unifamiliares. E pra começar, foi feito uma pequena atividade na primeira aula, no qual escolhemos um família, descrevemos ela (briefing), desenvolvemos um programa de necessidades e elaboramos um layout para a residência dessa família. Mas tudo de forma rápida e curta, seria mais um esboço de anteprojeto. 
Como requisito, teríamos que escolher uma família que seja diferente da nossa; e como em casa somos em 3 (eu+marido+filho), pensei em uma família de um casal de homossexual e uma filha; mas achei que ainda assim seria muito parecida com a minha família (1 casal + 1 criança). Por isso, resolvi trabalhar com 4 estudantes que moram juntos e desenvolver uma casa estudantil para eles. Como eu já morei em república e em alojamentos de faculdade, me empolguei com essa escolha. E após algumas conversas com o professor da disciplina, fiquei mais interessada nos diversos tipos de casas estudantis que existem pelo mundo. Então, resolvi fazer uma pesquisa rápida na internet e trouxe 2 soluções e layouts interessantes que encontrei. Apesar da maioria dos projetos que mostrarei serem projetos coletivos, irei dar mais atenção à unidade.


Cité a Docks é um projeto do Atelier Cattani Architects. Uma casa estudantil localizado em Le Havre na França. Um projeto super interessante, pois foi feito com containers velhos, que ao todo formaram um prédio de 4 andares, abrigando 100 apartamentos. 

Atendendo ao programa de necessidade, as unidades foram projetadas de forma a solucionar diversos conflitos existentes nas casas estudantis (privacidade, isolamento acústico e adaptação fácil para diferentes rotinas). Assim, cada quarto contém banheiros, cozinha e wifi. Sendo que cada quarto (container) foi distribuído com espaços vazios e áreas comuns, fazendo com que o prédio mantivesse um ar familiar.

Fotografia: Vincent Fillon



A residência estudantil de Poljane é um projeto de Bevk Perovic Arhitekti que fica em Ljubljana (Eslovênia). O edifício foi elaborado de tal forma que a área de convívio público fica localizado na parte de baixo (com espaço para aulas e estudo, área social e ócio, bicicletário, jardim) enquanto a área particular na parte de cima, mais especificamente nos 3 andares superiores, onde estão as residências.
Cada residência possui 2 quartos (com 1 ou 2 camas) que são separados pela área central, onde ficam a cozinha, sala de jantar e banheiro. A área central possui uma grande janela que fica voltada para o pátio ou a rua. Já os dormitórios ficam mais reservados com os painéis móveis de alumínio perfurado.



Fotografia: Miran Kambic

Tentarei voltar com mais casas estudantis, principalmente com algumas que existem no Brasil. Mas ainda não encontrei as plantas para colocar aqui. Além do mais, tenho que terminar esse projeto pra apresentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Designed by Beautifully Chaotic e Editado com Amor por Mim