07/02/2014

Dicas de como se refrescar no calor sem ar-condicionado

Algumas dicas para se refrescar, principalmente se você, assim como eu, não tem ar condicionado em casa.

























1. Consiga um ventilador para seu quarto. 
Um ventilador de baixa intensidade faz maravilhas ao criar uma leve brisa no quarto. Se você não que gosta do ar sopre diretamente em seu rosto enquanto dorme, deixe o ventilador próximo à janela para uma melhor circulação de ar fresco.


2. Adicione mais água em sua vida, o alívio é quase imediato, devendo durar por uma hora ou mais. Beba água frequentemente. Se hidratado, o corpo é mais capaz de se refrescar. Tente beber um copo de água por hora. Adicionar folhas de menta ou laranja, e fatias de limão ou pepino na água a torna mais refrescante. Proteja sua nuca do sol (use um boné virado para trás, ou levante o colarinho) ou coloque um lenço molhado logo atrás do pescoço. O sensor que controla a temperatura corporal está nessa região. Com este passo, é possível fazer seu corpo “pensar” que está frio!


3. Vista-se apropriadamente. Fique nu. Fique seminu. Coloque uma roupa de banho, ou vista apenas roupas íntimas. Se tiver que sair, vista roupas de verão. Use tecidos naturais mais folgados (algodão, seda, linho) e evite o poliéster, o raiom, e outros tecidos de fibra artificial (com a possível exceção de tecidos inteligentes). Use cores claras. Cores mais escuras absorvem o calor do sol, permanecendo quentes por mais tempo do que roupas claras ou brancas. Cores claras sempre refletem a luz e o calor. E principalmente, cubra-se: para manter-se refrescado, especialmente em dias de muito calor e baixa umidade. Nas elevadíssimas temperaturas desérticas do Oriente Médio, povos tradicionais cobrem-se das cabeças aos pés. De tal modo, a pessoa pode se proteger dos raios solares e conseguir um bronzeado. Prefira roupas folgadas e confeccionadas com tecidos naturais.

4. Mude sua dieta. Os alimentos e bebidas consumidas também ajudam a refrescar. Encha o freezer com lanchinhos gelados e saborosos. Congele uma sacola com pedaços de frutas da estação. Prefira melancias, abacaxis ou limões. É uma experiência deliciosa e refrescante! Lembre-se sempre da menta. Ela dá uma ótima sensação de frescor ao corpo. Tente usar em sua pele produtos derivados de menta. Use loções de hortelã no corpo (evitando o contato com rosto e olhos); tome banho com sabonete de hortelã; use talco de hortelã para os pés. Coma alimentos picantes. Não é à toa que pessoas nas regiões mais quentes do mundo preferem tais tipos de refeição. Os alimentos picantes aumentam a transpiração, que evapora e refresca o corpo. Além disso, há uma liberação de endorfina – algo muito prazeroso e que pode lhe ajudar a esquecer do calor.


5. Desça as escadas e deite no chão. O ar quente sobe (visto sua baixa densidade), estando uma camada acima do ar gelado. Caso esteja em casa, fique abaixo do ar quente. Vá em direção ao seu porão ou fique no primeiro andar. Quanto mais próximo do nível do solo, melhor.

6. Tente resfriar o ar. Pegue um copo e encha-o com gelo. Traga-o para perto da boca e sopre o gelo. O ar soprado no copo resfriará drasticamente, e possuindo apenas uma saída (que está na direção de seu rosto), ele acaba retornando e refrescando sua pele. Para ter um melhor resultado, aponte o ventilador em direção a um conjunto de quatro copos cheios de água gelada e cubos de gelo. O ar frio não terá muitas opções para escapar, a não ser para o ambiente. A cada noite, congele os cubos novamente e abra as janelas.



7. Esfrie a cabeça. Leia livros sobre pessoas que escalaram o Monte Everest ou que visitaram a Noruega. Assista a filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Era do Gelo”. Você não se refrescará fisicamente, mas não é impossível o surgimento de um efeito placebo a partir da visualização mental de ambientes gelados.




8. Descanse de forma inteligente. Sente-se e tente não se abanar – a movimentação só piorará o calor. Descanse até a noite chegar. Sente na sombra. Encontre uma área com sombras e tenha consigo um climatizador de ar que possa se conectar a uma mangueira. Refresque-se com a ajuda do aparelho e da natureza. Evite o horário de pico do sol. Evite sair com os amigos em climas extremamente quentes, e evite a luz do sol entre 10h e 16h, momento em que os raios solares estão mais fortes. Se tais regras forem obedecidas, queimaduras solares não aparecerão.









1. Feche as cortinas. Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã, feche todas as janelas e mantenha todas as portas e janelas exteriores fechadas. Faça isso até o cair da noite, quando o ambiente permite que as janelas sejam abertas novamente. Se possível, vá aos arredores de sua casa e prenda lençóis sobre as paredes EXTERIORES. Estas cortinas exteriores impedirão a entrada do calor, mas ainda permitirão a passagem de ar. Você pode até mesmo construir um “toldo” com a ajuda de vassouras e lençóis.

2. Abra as janelas durante a noite. Abra algumas janelas específicas, que permitam a entrada do ar gelado noturno. Deixe todas as portas interiores abertas (incluindo as de armários e despensas). Portas fechadas significam calor acumulado.

3. Resfrie sua casa com ventiladores. Posicione um ventilador de teto, de parede ou de chão para empurrar o ar quente para fora.

4. Crie um ar condicionado caseiro. Faça um ventilador soprar em direção a uma vasilha de aço repleta de gelo e sal. Também é possível usar duas garrafas de dois litros cheias de água (70%), sal grosso (10%) e ar (20%, para expandir). Congele-as. O sal faz com que a temperatura vá abaixo de zero. Coloque as garrafas em uma vasilha grande. Posicione um ventilador para soprar o ar nelas. Quando o gelo salgado na garrafa derreter, o ar ao redor resfriará. O ventilador levará tal ar a você. As garrafas de água e sal podem ser reaproveitadas.  Veja o passo a passo.

5. Desligue todas as fontes de calor. Não use fogão ou forno para aquecer comida. Coma alimentos gelados ou use um micro-ondas. Lâmpadas incandescentes também criam calor – prefira luzes fluorescentes ou lâmpadas de LED. Desligue luzes e computadores que não estejam sendo usados. Desligue a TV, pois ela gera muito calor. Extensões também devem ser desligadas.

6. Evite vapor. Durante o dia, não tome banhos quentes. Se tiver que cozinhar, faça isso de noite, e aproveite para cozinhar em maior quantidade, deixando uma parte para comer no almoço do outro dia. Assim você não terá que cozinhar para o almoço, e poderá esquentar a comida utilizando o micro-ondas. 

7.Ajuste seu depurador de ar. Certifique-se de que as lâmpadas de depurador de ar de seu fogão a gás estejam instaladas corretamente. O excesso de iluminação produz muito calor.

8. Plante uma árvore. Árvores com folhas podem criar sombras sobre sua casa ou jardim, refrescando consideravelmente as coisas. Árvores decíduas (que perdem as folhas no inverno) irão deixar a luz do sol entrar no inverno e o protegerá da mesma durante o verão. Se não puder plantar uma árvore, construa uma treliça e cultive algumas uvas. As vinhas folhosas agirão como árvores decíduas. Sem contar a vantagem das uvas.

09. Planeja pátios de forma inteligente. Não construa pátios de concreto, pedra ou tijolos e com poucas sombras. Tais materiais refletem o calor do sol contra janelas ou paredes. Rocha, pedra e concreto também retêm calor por mais tempo do que áreas plantadas. Caso viva em um lugar com tal tipo de terreno, plante uma árvore de forma a criar uma sombra que proteja os lados da sua casa que apareça o sol durante os momentos quentes do dia.

10. Manipule o ar gelado. Procure um profissional para planejar um sistema de retorno de ar para sua casa. Ele observará os locais em potencial de ar gelado natural e o utilizará espalhando-o pelo lar. Instale um sistema de ventilação individual com uma entrada de ar frio, um exaustor de ar quente e controles de temperatura e humidade. Isto irá ventilar o ar noturno e refrescar a casa durante o dia.

DICAS:
  • Não se esqueça de que a raça humana viveu por muitos, muitos anos sem o ar-condicionado. Dentro dos limites de sua situação de saúde, seu corpo pode se acostumar ao calor do verão. Apenas consiga lidar com o fato de, talvez, ter de mudar algumas atitudes para “vencer o calor”.
  • Não deixe um ventilador em uma sala fechada e desocupada. Um ventilador não refresca o ar; de fato, ele só piora a situação. O motor do ventilador gera calor, que gera fricção ao entrar em contato com uma corrente de ar. A sensação de frescor acontece no corpo por causa da evaporação de suor, que refresca você e seus arredores. Economize energia e desligue todos os ventiladores em salas fechadas e desocupadas.
  • Se tudo falhar, vá para um shopping, biblioteca, igreja, cinema ou qualquer outra construção que possua um ar-condicionado.
  • O início da manhã e a noite são períodos refrescantes que possibilitam atividades como caminhadas, corridas, pedaladas ou passeios, além do cultivo de flores e de organização de jardim.
  • Deixe carros quentes resfriarem antes de colocá-los em garagens que fiquem no interior da casa.
  • Métodos de resfriamento que dependem da evaporação da água, incluindo o suor, funcionarão melhor durante dias com baixos níveis de umidade.
  • Sinta-se bem ao ajudar o meio-ambiente. Não utilize aparelhos de ar-condicionado!
AVISOS:
  • Bebês, crianças, grávidas e idosos são muito mais suscetíveis ao calor do que outros. Fique atento a tal fato e observe membros de família, companheiros de trabalho e vizinhos. Ao envelhecer, o corpo não consegue regular a temperatura tão bem quanto antes (mesmo que esteja em forma), sendo que sua pele pode se ver impossibilitada de transpirar. Tenha cautela e consulte a possibilidade de relaxar em lugares com ar-condicionado.
  • Nunca deixe crianças ou animais dentro de carros por muito tempo.
  • Uma pessoa com insolação pode parecer gelada e pegajosa ao toque, sintomas que indicam as tentativas do corpo de se resfriar. A vítima da insolação pode não ter consciência do problema. Se a pessoa parecer lenta, confusa ou alegar estar sentindo “frio”, tire-a do sol imediatamente e deixe-a em uma sala com ar-condicionado. Dê bebidas geladas a ela.
  • Jamais beba álcool para resfriar o corpo.
  • Caso tenha os sintomas de desidratação ou insolação, procure por ajuda médica profissional. Um corpo com temperatura acima de 40 °C corre risco de vida, sendo fatal se a temperatura alcançar os 45 °C.
  • Em muitos lugares, temperaturas altas podem gerar tempestades. Esteja preparado para mudanças climáticas.
  • Apesar de ser um problema raro para indivíduos saudáveis, a hidratação excessiva é potencialmente perigosa para pessoas com problemas cardíacos, renais ou com complicações no fígado. Caso tenha qualquer problema grave de saúde, tome cuidado com a quantidade de água ingerida. Seus rins podem não conseguir expelir apropriadamente uma quantidade excessiva.
  • O calor é um desconfortável companheiro da seca. Se há alguma restrição de água em sua área, certifique-se de pensar bem antes de utilizar qualquer uma das sugestões marcadas acima. Muitas delas envolvem o uso de água. 
Fonte: WikiHow

3 comentários:

  1. É verdade... o ventilador sempre fica ligado. Como estão falando por aí, é o funcionário de mês!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos elogios :) Bom, eu já prefiro o frio (sou gordinha por natureza: adoro comer e ficar quietinha no meu canto); mas gosto do calor também, ainda mais se der pra me refrescar.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou das dicas! Deve estar muito ruim pra vc q tem pressão baixa... Aqui tbm está muito calor. Estou quase colocando meu cachorro pra dormir dentro de casa, enquanto nós durmimos fora rs

    ResponderExcluir

 
Designed by Beautifully Chaotic e Editado com Amor por Mim